top of page

       Não permita que o cansaço da jornada te impeça de aproveitar a paisagem. Essa frase simples e de certo modo poética precisa tornar-se lema em nossas vidas.

         Muitos são os problemas e dificuldades com os quais nos deparamos, entretanto existem diversas situações positivas que por vezes passam despercebidas. E alguns dos responsáveis por isso são os “aliados do mal”: cansaço, irritação e correria.

     Em meio ao trabalho, estudo e demais responsabilidades as pessoas são como que fisgadas pelo “aliado cansaço” que desanima e turva a visão impedindo de ver as maravilhas que acontecem e que nos são presenteadas por Deus. É preciso prevenir-se contra esse inimigo. Embora seja natural e humano estar cansado, é injusto e desumano não saborear as dádivas recebidas.

       A irritação, outro “aliado” é um grande empecilho da tão almejada felicidade. Nem sempre as coisas acontecem como o previsto e diante das frustrações ou desencontros da vida a irritação nos arrebata e parece transformar o que está a volta e a própria pessoa. Atitudes e palavras jamais pensadas, no momento de irritação vem a tona e somadas ao sentimento de culpa potencializam a dor levando a atos piores cegando para a beleza da vida.  

     O terceiro aliado: correria. Este é o mais discreto. Aparece disfarçado de bonzinho e necessário ele suga toda a energia, por vezes em coisas desnecessários e insignificantes. As tarefas de fato são necessárias, porem é preciso realiza-las de modo que seja possível por “gosto” naquilo. É fundamental priorizar dentre as diversas atividades as mais importantes e que tem mais sentido, eliminado ou adiando algumas delas: é melhor o pouco feito com sabor do que o muito no dissabor.

        O simples fato de desmascararmos os “aliados do mal” já um grande passo para perceber quanta “paisagem” existe na vida e assim desfruta-la como um agradável presente recebido e não como uma dura missão a ser cumprida!

Desmascarando os Aliados do Mal

bottom of page