
Sentido da Vida X Vazio Existencial
Qual é o sentido de sua vida?
Para alguns esta pode ser um pergunta difícil de responder. Existem aqueles que simplesmente nunca pararam pra pensar nisso e aqueles que padecem de um terrível mal denominado pela psicologia de vazio existencial.
O vazio existencial é o sentimento de perda de sentido na vida ou de não acreditar nesse sentido. Este pode ser raiz de muitos males, dentre eles destaco a dependência química e a depressão que são os que mais me deparei ao longo da vida, seja em mim mesmo ou naqueles com os quais convivo.
A pessoa que não tem um sentido na vida, uma meta, um “para que” viver facilmente se deixa levar por “falsos sentidos” (droga, prazer desenfreado, consumismo, etc.) e estes falsos sentidos só fazem aumentar o vazio, gerando por vezes a depressão e outras enfermidades psicossomáticas.
Isso nos compromete a assumirmos duas tarefas: descobrir nosso sentido e busca-lo com afinco. Para primeira tarefa é importante dizer que a simples busca de sentido já é um sentido e que a vida é repleta de sentidos, para cada situação sou chamado a responder e nessa resposta encontro um sentido.
O sentido pode ser encontrado em algo que eu faço (um trabalho, estudo, lazer), em algo que fazem para mim (ser amado, contemplar algo feito seja na arte ou natureza, etc.). O caminho mais importante, porém, é a maneira que me comporto ou reajo diante de situações irreversíveis e irreparáveis (dor, culpa e morte), mesmo diante dessas situações é possível encontrar um sentido: sofrimento: transformar em realização; culpa: em mudança; morte: estímulo para uma vida responsável.
E para buscarmos nosso sentido com afinco uma palavra é pertinente: disciplina. Vejam bem, disciplina não deve ser vista como algo negativo, mas como um presente que damos a nós mesmos e para isso quero citar o exemplo de Michael Jordan, que foi considerado o maior jogador de basquete do mundo, ao ser questionado de como fez para atingir o auge de sua carreira respondeu com simplicidade: “Desde o começo eu defini que tipo de jogador gostaria de ser e me concentrei nisso...”, ou seja, Jordan usou de disciplina para alcançar sua meta, de quantos prazeres não deve ter-se privado, pois estava “concentrado” no seu objetivo e porque que não dizer no seu sentido!
É isso aí gente para superarmos o vazio interior estabeleçamos metas, objetivos, sentidos e nos concentremos neles usando de disciplina, com a graça de Deus nós chegaremos lá!
Meu melhor abraço!