
Um Deus que por Amor se Abaixa!
Quando eu morava na Comunidade Bethânia, tínhamos a prática de receber a Eucaristia diariamente, seja na Missa ou Celebração da Palavra.
Numa dessas celebrações aconteceu algo inusitado que me ajudou a rezar e pensar nesse Deus que por amor “se abaixa”.
Na celebração de Palavra em questão, percebi um gesto inesperado de um de nossos consagrados, na hora de guardar a reserva eucarística no sacrário ele fez genuflexão com a âmbola na mão. Alem de ser um erro litúrgico parece algo sem sentido, pois como vou me ajoelhar para Jesus que está em minhas mãos.
Pois bem, fechei meus olhos e sorri por dentro imaginado a piada que iria proferir ao meu irmão consagrado que tinha cometido o “erro”, mas o Senhor me inspirou e revelou neste gesto uma profunda verdade teológica...
Na genuflexão o consagrado se abaixou, e é justamente o que Deus fez na pessoa de Jesus (se “abaixou” a condição humana) e que faz diariamente conosco em nossas quedas e dificuldades: Ele se abaixa conosco para nos ajudar a levantar.
Quando aqueles homens queriam condenar a mulher pega em flagrante adultério Jesus “se abaixa” para escrever, ora não havia motivo algum para escrever naquele momento, seu gesto é profundamente profético e atesta o revelado acima: se abaixou para ficar na mesma condição daquela mulher, para salva-la.
Nas diversas situações difíceis com as quais me deparo, por vezes não sei como superar, não sei como vencer o pecado que me derruba diariamente, talvez você que me lê agora também não saiba, mas de uma coisa eu sei e você pode ter certeza: seja qual for a situação ou o pecado, o nosso Deus foi e é capaz de se abaixar e permanecer junto conosco para nos levantar!
Oxalá creiamos nisso sempre!