“Estavam reunidos na Galiléia, e Jesus lhes disse: ‘ O Filho do homem deve ser entregue nas mãos dos homens; eles o matarão e no terceiro dia ele ressuscitará’. Eles ficaram profundamente entristecidos.” (Mt 17, 21-23)
Ao meditar sobre essa passagem fiquei surpreendido com a reação dos apóstolos acerca do que Jesus lhes ensinou. Diz o evangelho que eles ficaram “profundamente entristecidos” outra tradução vai dizer: “profundamente aflitos”.
Numa leitura distraída deste texto podemos até concordar com os apóstolos. Afinal Jesus anuncia sua paixão, porém Jesus não anuncia somente sua paixão, mas principalmente Sua Ressurreição: “no terceiro dia ele ressuscitará”!
A tristeza ou aflição dos apóstolos é justificada pela incompreensão deles a partir do que Jesus lhes transmitia. Eles pararam no negativo: “deve ser entregue nas mãos dos homens; eles o matarão...”.
Constatando a incompreensão dos apóstolos somos interpelados pela Palavra a olharmos para nós mesmos e refletir quantas vezes nos comportamos dessa maneira conosco mesmos, com as situações do dia a dia e com os nossos irmãos.